A ambição

Criado por Narrador
lion

Era uma vez, um proprietário de terras muito ambicioso. Queria ser cada vez mais rico. Uma noite, apareceu-lhe uma personagem misteriosa que lhe disse:

— Vou satisfazer o teu desejo de possuir cada vez mais propriedades. São teus os territórios que conseguires percorrer na caminhada ao longo de um dia. Mas com uma condição: tens de estar de volta e no ponto de partida quando o sol se puser. Se chegares atrasado, perderás tudo.

No dia seguinte, o homem saiu de casa ao romper da aurora. Andou até ao meio-dia. Era hora de regressar a casa. Mas, ao ver em frente terras muito produtivas, avançou mais uns quilómetros. E, porque era ambicioso, foi arriscando sempre mais.

Antes do declinar do sol, regressou a casa. Mas já era um pouco tarde. Começou a correr, as pernas começaram a vacilar e as forças iam definhando.

Conseguiu ainda chegar ao ponto de partida antes do sol se esconder. Mas, de tanto esforço, o seu coração parou e caiu morto.

A ambição dos que querem ter cada vez mais riquezas e, por vezes, causadora de corrupção e de muita tristeza. Uma ambição mais saudável consiste em ser honesto, em viver sobriamente, em partilhar com os necessitados.

Comentários

historia de um ambicioso