A Gansa dos Ovos de Ouro

Criado por Narrador
Simpleton_finds_The_Golden_Goose_-_Project_Gutenberg_eText_15661

Um fazendeiro e a mulher tinham uma gansa que todos os dias punha um ovo de ouro maciço. E todas as noites a guardavam em segurança dentro de um cercado ao canto da cozinha, com uma tigela cheia de bom milho e outra de água limpa. E todas as manhãs encontravam mais um ovo amarelo e reluzente na sua cama de palha fofa.
Certo dia, a mulher do fazendeiro disse ao marido:
– Isto dos ovos de ouro é muito bom, meu amigo, mas apesar de acabarmos ricos, vai levar muito tempo a fazermos fortuna que se veja. E, quando o conseguirmos, não nos vai aproveitar nem metade do que aproveitava já. Por isso tive uma ideia. É mais que certo que deve haver uma grande provisão de ovos de ouro dentro da nossa gansa. Porque havemos de esperar toda a vida que ela os ponha? Pega na faca e teremos todo esse ouro agora, enquanto podemos gozar.
– Bem – disse o fazendeiro, hesitante – parece-me uma maneira injusta de tratar um animal tão bom. Mas, por outro lado…
E sem dizer mais nada, matou a gansa e abriu-a. Para constatar que a ave por dentro era igual a outra gansa qualquer, sem o menor vestígio de um único ovo de ouro.
– Agora, minha querida, não ficamos ricos nem depressa nem devagar – disse o fazendeiro muito aborrecido.
Quem tudo quer, tudo perde.

Comentários

quem tudo quer tudo perde,fabula quem tudo quer tudo perde,quem tudo quer tudo perde fabula,fabula com a moral quem tudo quer tudo perde,fabulas com moral quem tudo quer tudo perde,fabulas com a moral quem tudo quer tudo perde,tudo sobre fabulas,fabula a gansa dos ovos de ouro,fábula com moral quem tudo quer tudo perde,tudo sobre fabula