O Cachimbo

Criado por Narrador
peace_pipe_classic

Uma vez, um grupo de jovens em passeio pelo campo, encontrou enterrado um estranho objecto muito antigo. Depois de o examinarem, pareceu-lhes que era esse tal cachimbo da paz de que já tinham ouvido falar.
Ao regressarem a suas casas, quiseram ver se funcionava. Meteram-lhe tabaco e acenderam-no. Imediatamente a casa se encheu de um estranho fumo amarelo. E cada vez saía mais fumo. Tanto que se formou uma grande nuvem que pairava sobre a casa e não cessava de aumentar.
Alarmados com o que se estava a passar, apagaram o cachimbo como puderam. Mas o vento começou a empurrar aquele fumo amarelo por toda a aldeia e toda a gente começou a respirá-lo.
O estranho é que aquele fumo, em vez de fazer mal, fazia bem. Os que andavam zangados fizeram as pazes.
Os que não se falavam começaram a dialogar. Os que tinham o coração cheio de ódio, limparam-no e encheram-no de sentimentos de paz. Nas ruas respirava-se um sentimento de paz.
Os jovens, ao verem o sucedido, diziam uns para os outros: Encontramos realmente o cachimbo da paz.

O cachimbo da paz, para evitar que se fale de fumo, pode trocar-se por coração da paz. De facto, é de um coração novo, pacificado e pacificador, que nasce a semente da paz. Quando em cada pessoa crescer a paz, ela acontecerá no mundo.

Comentários