O Leão e o Rato

Criado por Narrador
el-leon-y-el-raton

O leão estava a dormir no seu covil em certa tarde de Verão, quando um rato lhe passou por cima do focinho e o acordou. O leão rosnou, furioso, e já ia esmagar o rato com a pata enorme quando:
– Oh, poupai-me, senhor – guinchou o rato. – Na verdade, eu não mereço ser morto. Não vos fiz mal… e também não presto para comer.
O leão tornou a rugir, ensonado.
– Além disso – continuou o rato -, se me poupardes agora, talvez um dia possa fazer qualquer coisa por vós.
O leão rugiu uma enorme gargalhada, mas levantou a pata e o rato escapou-se.
Passado algum tempo, o leão andava a caçar na floresta quando caiu numa armadilha. Uma rede cai-lhe em cima e fechou-o. Sem qualquer esperança de fuga, começou a rugir, e a sua voz ecoou em todos os recantos da floresta.
O rato, que também saíra para caçar naquela noite, depressa reconheceu a voz do leão e correu para o sítio onde ele estava. E vendo o que se passava, disse:
– Não vos preocupeis, senhor, eu tiro-vos daí num instante. – E logo começou a roer e a mordiscar as grossas malhas da rede. Passado pouco tempo o leão estava solto.
O rato, como tinha prometido, salvou-lhe a vida.

Comentários

o leão e o rato,fabula do leao e o rato,historia do leão e o rato,fabula do leao e do rato,história do leão e do rato,historia do leao e o ratinho,historia o leão e o rato,fábula o leao e o rato,historia do rato e o leão,fábulas para dormir