O Gato e o Galo

Criado por tdomf_86bf3
ogatoeogalo

Certa dia, um pequeno ratinho ainda a aprender os mistérios e dilemas da vida de um rato adulto, viu um gato e achou este um animal bonito e elegante, pois o seu pêlo aparentava ser macio e os seus olhos eram verdes escuros como duas azeitonas.

No entanto, ao encontrar um galo noutra direção assustou-se, pois o bicho para ele era horrível de aparência, tinha um gogó saliente, com uma pele vermelha que sempre se balançava, pés com unhas enormes e pontiagudas e cantava como um louco batendo as asas.

O Ratinho chegou até à sua mãe e disse:

-Mãezinha querida, o meu coração se alegrou ao ver um belo animal que tinha um belo pêlo fofo e macio e olhos verdes como azeitonas, mas tive medo ao ver um animal que tinha uma pele saliente, unhas compridas e pontiagudas e que cantava como um doido.

A mãe do Ratinho, com toda a sua sabedoria sobre a vida, disse:

-Filho meu, o animal bonitinho e fofinho é um gato, ao perceberes a sua presença, por ser o teu predador te comeria na mesma hora sem pensar. O animal feio e desengonçado, é um animal cheio de simplicidade e compaixão, enquanto ouvires o seu canto a cada dia te avisa que estás vivo. Nunca mais chegues perto do Gato, mas respeita a importância do Galo.

O Ratinho disse à sua mãe:

-Mãezinha do meu coração, jamais te desobedecerei, pois quando ver um Gato, saberei que a minha vida está por um fio, mas enquanto eu ouvir o canto do Galo saberei que ainda estou vivo.

A Mãe do Ratinho:

-Meu filho, ainda bem que aprendeste essa grande lição de vida.

Moral:
Não julgue as aparências, olhe e observe as atitudes das pessoas à sua volta.

Comentários

fabula com a moral o que os olhos nao veem o coraçao nao sente,conto O GATO E O GALO,O Gato e o Galo